Nexa oficializa parceria em projeto para o uso futuro da sua unidade de Vazante

Vazantes Mineiras é uma iniciativa pioneira e inédita no Brasil. O projeto já iniciou firmando uma parceria de fomento à pesquisa com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 

Por Conexão Mineral 15/03/2023 - 21:33 hs
Foto: Nexa
Nexa oficializa parceria em projeto para o uso futuro da sua unidade de Vazante
Vazantes Mineiras surgiu há 4 anos com uma visão inovadora de futuro e de uso múltiplo da terra

A Nexa e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oficializaram uma parceria de incentivo e fomento à pesquisa florística, por meio do projeto Vazantes Mineiras, pioneiro e inédito no país, que está em desenvolvimento em Vazante (MG) e pretende, por meio do uso sustentável de áreas rurais da empresa no município, deixar um legado de oportunidade e desenvolvimento socioambiental para a cidade, através de iniciativas que aliam inovação, pesquisa e turismo ecológico. 

A parceria vem para somar a outros marcos do projeto que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Reservas Votorantim desde 2019. Ao aliar conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico sustentável, o Vazantes Mineiras envolve ações relacionadas a proteção da natureza, atividades produtivas sustentáveis, pesquisa e turismo ecológico em uma área de três mil hectares, predominantemente rural. 

Para a Nexa, o projeto é único e alinhado com os compromissos ESG da companhia. “O Vazantes Mineiras surgiu há 4 anos com uma visão inovadora de futuro e de uso múltiplo da terra. Ele foi desenhado estrategicamente para evidenciar os aspectos positivos da cidade de Vazante, conversar com a biodiversidade local, fomentar cadeias produtivas e valorizar as comunidades locais”, afirma Antônio Padrón, gerente geral da Nexa em Vazante. “Todo o projeto é norteado por um plano estruturado e que aplica estratégias de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, já realizamos a primeira colheita de milho plantado dentro da área de produção agrícola do projeto. Essa é apenas a primeira ação de inúmeras outras planejadas para acontecerem neste ano”, finaliza Padrón. 

Para a Reservas Votorantim, que aplica o modelo de uso múltiplo da terra no Legado das Águas (SP) e Legado Verdes do Cerrado (GO), e presta consultoria para a Nexa para a implantação do Vazantes Mineiras, o projeto apresenta um potencial imenso para a região. “Acreditamos que é possível desenvolver um modelo de negócio onde conservação da biodiversidade e atividades econômicas caminham juntas. Atuamos dessa forma há dez anos em outros territórios, fomentando novas cadeias produtivas que geram valor para empresa e sociedade, sempre buscando soluções baseadas na natureza. Estamos muito felizes com os primeiros resultados de Vazantes Mineiras”, afirma David Canassa, diretor da Reservas Votorantim. 
 
A pesquisa florística

Com o objetivo de realizar um levantamento florístico das áreas de reserva da Nexa, em Vazante, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará bi ou trimestralmente a coleta de exemplares botânicos de angiospermas com flores e/ou frutos ao longo das trilhas e áreas do Vazantes Mineiras. 
Os exemplares coletados serão herborizados e incorporados no Herbarium Uberlandense (HUFU) do Instituto de Biologia da UFU e todo o levantamento realizado será disponibilizado online para monitoramento da vegetação, além da realização de trabalhos voltados a educação ambiental e ações de conhecimento da flora de Vazante.
“É evidente que, nos últimos anos, temos vivido grandes desafios em relação ao financiamento da pesquisa e da pós-graduação em nosso país. Entretanto, nossos números mostram que a UFU vem crescendo cada vez mais na produção de ciência e tecnologia. Esta contradição pode ser explicada pela garra e competência de nossos pesquisadores, um exemplo, o professor Jimi [Nakajima], o qual assina hoje este convênio, e também pela grande importância das relações firmadas entre a UFU e as instituições, como a Nexa, que aumentaram substancialmente nos últimos anos”, declara Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. “É com grande alegria que somos a primeira universidade a firmar convênio com a Nexa dentro do projeto Vazantes Mineiras”, completa Carvalho.
“Para a UFU é uma grande oportunidade a formalização deste convênio, onde, em atuação conjunta com a Nexa e intermédio da Fundação de Apoio Universitário (FAU), a pesquisa coordenada pelo professor Jimi contribuirá para o conhecimento dos recursos naturais da região. Em contrapartida, o fomento disponibilizado pela companhia à UFU contribuirá para a formação dos discentes envolvidos e para as publicações e desenvolvimento científico da instituição. Ou seja, uma via de mão dupla com ganhos para ambos os lados”, Murilo Vieira da Silva, diretor de Pesquisa da UFU.
 
Pilares do Vazantes Mineiras

O planejamento estratégico do Vazantes Mineiras consiste em quatro pilares de atuação:  
Plantio e Produção - O projeto prevê inúmeras iniciativas com foco em aspectos socioambientais. Entre eles, implantação de bovinocultura e agrofloresta, plantio de café, frutas do cerrado e agricultura regenerativa. Além disso, está sendo analisada a possibilidade implantação de energia solar, produção de biocombustíveis e processamento de castanhas do cerrado.
Pesquisa - Com universidades e pesquisadores parceiros, serão realizadas pesquisas de base e aplicadas integradas ao contexto da Nexa, propostas de desenvolvimento da conservação do bioma Cerrado, preservação da biodiversidade local, desenvolvimento da agropecuária, além de oportunidade para o setor da mineração e para a cidade de Vazante.
Socioambiental - Desenvolver programas alinhados à gestão social da NEXA e, que se incorporem à cadeia produtiva do município de Vazante.
Turismo - O Vazantes Mineiras prevê implantar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), respeitando as vocações e trabalhando as potencialidades histórico-culturais do município de Vazante no intuito de propor atividades ligadas ao turismo no território da Nexa.
No decorrer do projeto, os resultados e parcerias serão apresentados, buscando diálogo aberto, colaborativo e transparência em todo o processo.